Japão produz namorada-robô para homens solitários
Da Reuters
TÓQUIO (Reuters) - Ela tem um busto grande, é pequena, muito amigável e funciona com baterias.
Uma companhia japonesa produziu uma robô de 38 centímetros, com traços femininos, que beija quando recebe a ordem e que começará a ser vendida em setembro por cerca de 175 dólares. O alvo da namorada robótica são homens solitários.
Usando seus sensores infravermelhos e alimentada por uma bateria, a diminuta senhoria chamada "EMA" faz beicinho quando uma cabeça humana se aproxima e entra no que o desenvolvedores chamam de "modo de amor".
"Forte, resistente e pronto para lutas são termos freq¼entemente associadas aos robôs, mas nós queremos quebrar esse estereótipo e oferecer um robô que seja doce e interativo", afirmou Minako Sakanoue, uma porta-voz da fabricante, a Sega Toys.
"Ela é adorável e apesar de não ser humana, ela pode agir como uma verdadeira namorada".
A EMA, sigla para Eternal Maiden Actualization (Atualização Eterna de Donzela), também pode distribuir cartões de visita, cantar e dançar. A expectativa da Sega é de vender 10 mil unidades no primeiro ano.
O Japão, lar de quase metade dos 800 mil robôs industriais do planeta, prevê um mercado de 10 bilhões de dólares para inteligência artificial em uma década.
(Reportagem de Chika Osaka)