Quem nunca desejou um Gol da linha GT, ou nunca gostou de carros esportivos ou é um belíssimo de um mentiroso. Desde que foi lançado o primeiro Grã Turismo, em 1984, que o brasileiro sonha com o pequeno esportivo. Até porque a fábrica divulgava dados otimistas de desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, muito para o motor 1.8 litro de 99 cv.
O próximo da saga foi o GTS, já com os novíssimos propulsores AP e faróis de neblina integrados ao pára-choque. No interior, bancos Recaro e o famoso volante de “quatro bolas”, depois utilizado pelo irmão modernoso: o GTI.
Este veio em 1989 com o advento da injeção eletrônica de combustível multiponto. Para muitos, o melhor Gol de todos os tempos. Sentimentalismos à parte, quem desbancou o Gol “quadrado” foi o “bolinha”, como ficou conhecida a versão 1995. Naquele ano, lançaram o GTI com potência reduzida para 111 cv com catalisador. O GTI 16v chegou no ano seguinte, com bloco e câmbio importados da Audi.
Curiosidades
O primeiro carro nacional com injeção eletrônica, o Gol GTi, lançado em 1989, apresentava um pequeno problema quando passava por regiões de alta radiação magnética, como áreas onde estão instaladas antenas de rádio e TV. O sistema de injeção sofria interferência, o que fazia o motor engasgar por alguns segundos.
Cerca de 80% das colisões de trânsito acontecem entre 40 km/h e 50 km/h.
Após a segunda guerra mundial, Henry Ford contratou dez oficiais aposentados da Força Aérea americana. Seis se tornaram vice-presidentes da Ford, incluindo Robert McNamara, o ex-secretário de Defesa do governo Kennedy.
Nos anos 50, o carro tinha em média cinqüenta fios, totalizando 50 metros. Hoje tem 1100 fios, somando 2 quilômetros.
O motor de maior cilindrada do mundo pertenceu a três carros americanos da década de 10. O Pierce-Arrow 6-66, o Peerless 6-60 e o Fageot dividiam um seis cilindros de 13 500 cm3 com apenas 66 cv.
O Land Rover, criado na Inglaterra em 1948, foi feito em alumínio devido à falta de aço no país causada pela II Guerra Mundial.
O Morgan 4/4 é o carro mais antigo ainda em produção. Fabricado desde dezembro de 1936, em Malvem (Inglaterra), o Morgan tem fila de espera entre seis e oito anos devido à produção artesanal. O modelo se chama 4/4 porque tinha motor de quatro cilindros e quatro rodas -- para diferenciá-lo dos modelos de três rodas produzidos pela empresa.
Em 1897, a francesa Davy de Cussé teve a idéia de colocar um espelho na frente do carro para ver o que acontecia atrás. Surgia assim o primeiro espelho retrovisor.
O artigo 105 do Código Brasileiro obriga as bicicletas que trafegam em vias públicas a ter campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Um comentário:
Show essa reportagem, hein Marquinhos!? E o Gol GTI, nem se fala, 16V então...
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